O reels é uma novidade do instagram que veio para abalar as estruturas do tik tok.
Não é a primeira vez que o instagram copia funções dos “coleguinhas”… Você se lembra do snapchat?
Apesar do snapchat ter se mantido como uma rede social forte nos EUA, ele perdeu muita força no Brasil e muitos chegaram a desinstala- lo dos seus celulares. Confesso que ainda uso alguns recursos, não a rede social em si, mas algumas ferramentas de lá que é um assunto pra outro artigo.
O storie nada mais é do que o snapchat do instagram assim como o reels é o tik tok do instagram.
A disputa pela audiência: instagram x tik tok
Mark Zuckemberg, dono do instagram e da família facebook, que eu chamo carinhosamente de tio Zuck ?, começou a se preocupar com o tik tok quando durante a quarentena começou a aumentar muito um público mais velho do que costumava aparecer na rede.
O tik tok era conhecido antes da quarentena, como uma rede social para adolescentes porém quando o corona vírus se espalhou pelo planeta esse cenário começou a mudar.
Os anunciantes também começaram a olhar o tik tok com outros olhos, o tipo de conteúdo também começava a se diversificar e ficar mais interessante para os anunciantes já que estava atraindo um público com potencial de compra.
Ainda tivemos uma declaração polêmica de tio Zuck quando ele falou que não era responsabilidade das redes sociais as fake news que eram inseridas nelas, muitos anunciantes não gostaram nada dessa declaração.
Tráfego orgânico reels
Primeiro vou esclarecer o que é tráfego orgânico – tráfego orgânico é o potencial de atração do seu post para novas pessoas sem precisar pagar um anúncio ou um impulsionamento para isso.
Muita gente ficou encantadíssima com o poder de tráfego orgânico do tik tok, o quão fácil era no inicio da quarentena postar um vídeo ali e explodir de visualizações, coisa que não acontecia no instagram a tempos…
Acontece que agora com o reels, essa história tá um pouquinho diferente pelo menos até o momento em que escrevo esse artigo, afinal, nada é estável na internet logo tudo pode mudar.
Eu não sou nenhuma famosinha no instagram, longe disso, mas costumo testar todas as ferramentas de bicuda curiosa mesmo e o reels tá dando um banho em qualquer outra mídia da própria rede.
Vou dar um exemplo: eu não chego a ter 300 visualizações nos meus stories, mas no reels eu chego…
Então eu fui dar uma olhadinha no pessoal que acompanho que já é autoridade como: a xará Amanda do canal Job no cafofo, Ana Tex, a psicologa Simone Lima que ficou famosa através do tik tok e estão todas viralizando vídeos no reels porque elas sabem das coisas…
Tá, mas em que isso ajuda no meu negócio?
Pessoitcha de Dios, o seu cliente antes de ser seu cliente precisa te conhecer e as redes sociais são as portas de onde seus potenciais clientes podem te conhecer.
Use e abuse da criatividade para apresentar que problema você ou seu produto pode resolver para seu possível cliente e coloque nas janelas que dão mais visibilidade, a onda do momento está sendo o reels.
Se você ainda não sabe direito como funciona a plataforma, como editar os vídeos, como fazer um reels, eu ensinei passo a passo em uma mini série no meu IGTV que você pode ver aqui – @souamandabrant ( aproveita e me segue lá ? )