Eu caí
É muito frustrante fazer um trabalho e não receber por ele, infelizmente aconteceu comigo e eu caí em um golpe.
Antes de qualquer coisa, vou falar aqui algumas bandeiras vermelhas que, se eu tivesse dado atenção, poderia ter evitado todos os desgastes.
Bandeiras vermelhas do golpe
- O “contratante” só queria resolver as questões do trabalho por whatsapp, o certo seria por email.
O histórico do whatsapp não é confiável, é muito fácil você perder todas as informações, já o email você tem uma segurança de guardar todas as informações e serve como prova se você tiver de recorrer à justiça. - Recebi o pedido do trabalho com muita urgência, entretanto, sempre que eu perguntava sobre quando eu iria receber era desconversado.
- O “contratante” falou que o trabalho era para uma empresa grande e foi pedido por uma agência, e ficou na defensiva quando pedi o nome da tal agência.
- Depois que enviei o trabalho, ficou sempre dando desculpas para não me pagar e sempre falando como tinha um caráter bom.
- As justificativas terminaram quando ele veio pedir um novo trabalho falando que iria pagar “depois”, ou seja, seria mais um projeto para entregar de graça. Obviamente recusei.
Por fim, recebi vários áudios da pessoa me dizendo o quanto a ofendi e que estou fechando as portas para mim mesma.
Como prevenir dos golpes?
Atualmente, estou dando preferência as plataformas freelancers, mas mesmo nelas precisamos tomar cuidado.
- Importante! Entenda que as taxas das plataformas são justas, afinal, elas estão te fornecendo o serviço de te ligar aos clientes.
- Falando nisso, receba sempre dentro do site freelancer escolhido, lá dentro você está protegido pelo suporte enquanto se o cliente te pedir para poder pagar fora para te livrar das taxas, ele pode estar mal-intencionado.
- Nunca “alugue” sua conta para ninguém, tem gente que faz isso para se aproveitar da sua boa reputação e aplicar golpes. A sua conta pode ser banida para sempre e você nunca mais vai poder voltar com a sua identidade.
- Leia a política de cada plataforma, eu sei o quanto é chato, mas muitas vezes você pode encontrar dicas novas para escapar de novos golpes.
Por último, indico um ebook que comprei da Bruna Marzarotto: “Como começar um negócio Freelancer” um curso escrito com passo a passo para você estruturar o seu trabalho.
- Guia Freelancer
- O que é um protetor acústico?
- Trabalhar com a Voz em Viagem
- 2 áreas improváveis que pertencem à locução
- Aprenda agora a atrair clientes com o pinterest