É comum ver pessoas que não sabem que dá pra atrair clientes com o pinterest, mas antes de chegar nisso vamos avaliar como essa rede funciona.
Avaliando a estrutura de um pin
Quando vamos publicar um pin, ou seja, uma postagem no pinterest, é solicitado que coloquemos um link externo a fim de transformar aquela imágem ou vídeo em um transporte, um potencial transporte de tráfego orgânico.
O tráfego orgânico é o fluxo de pessoas na internet e o pinterest é um poderoso veículo que faz esse fluxo acontecer, e o melhor é que podemos usa – lo ao nosso favor!
Mas daí você pode estar se perguntando:
“Tá, mas como isso pode trazer clientes pra mim?
Primeiro vamos entender como funciona a jornada do cliente, suponha que tenho uma potencial cliente chamada Joana, vamos analisar o comportamento dela chegando até mim
Jornada de compra de Joana
- Joana está navegando atoa na internet, até que ela se depara com uma chamada no pinterest sobre como criar um link único no canva e chega até o artigo que escrevi sobre isso aqui no blog.
- O interesse pelo artigo é instantânio e ela acaba olhando a indicação de curso que eu dei.
- Joana se convence que precisa do curso que indiquei pra ela e acaba adquirindo o curso através do meu link, ou entra nas minhas outras redes sociais e vê se eu ofereço algum serviço que ela precise contratar no momento ou depois.
A mentora de vendas Priscilla Moura fez uma live dando aula sobre funil de vendas que tá gravada no IGTV dela.
Nesses tópicos descrevi uma pequena jornada de níveis de interesse de Joana pelo meu produto.
Esse tempo pode ser maior ou menor de acordo com os gatilhos de necessidade que eu consiga dispertar nela.
Pins que geram maior tráfego orgânico
Este é um exemplo de pin da mentora de vendas que citei acima pra vocês, que gera muitas visitas pra um post dela no instagram.
Vamos analisar porque este post gera muitos cliques, pensando juntos nos pontos abaixo:
- A pergunta ” você tem medo de vender?” gera uma identificação instantânea com quem realmente tem esse medo.
- A foto da moça rejeitando algo, ajuda a aproximar de quem vê o pin e reforça a conexão com a pergunta acima.
- A faixa em baixo dizendo:
“Clique no pin e descubra o segredo pra se livrar desse medo” fará o clique ser imediato, pois se livrar desse medo é tudo o que ela quer.
A palavra segredo também fará ela querer conferir se é verdade mesmo o que ela vai encontrar.
Vamos a mais um pin:
Pode se sentir privilegiada (o) ? esse pin fiz já pensando em um post que to pensando em fazer aqui pro blog, mas enquanto não sai vamos analisar o porque eu sei que ele ganhará muitos cliques?
- Listas geralmente deixam as pessoas curiosas, eu coloquei “5 maneiras de ganhar dinheiro online” e tenho certeza que quem lê pensa “mas que 5 maneiras são essas?”.
- O motivo da lista é maneira de ganhar dinheiro e ganhar dinheiro é uma coisa que acredito que todo mundo goste, não é mesmo?
- É uma lista pequena, e ver apenas 5 ítens de algo que te deixou curioso é algo que cabe no tempo de todo mundo, não é?
- Bom, aqui temos já 3 motivos da pessoa querer ver a lista e no pin mesmo tá dizendo que se eu quero ver a lista eu tenho que clicar no pin e isso faz aumentar e muito os cliques e o tráfego orgânico desse meu conteúdo.
Otimização do arquivo do pin
São milhares de imagens enviadas para o pinterest todos os dias, pensando nisso, não é de se espantar algumas regrinhas que a rede tem pra espalhar o seu post para mais pessoas.
Uma dessas regras está na hora de salvar o arquivo, antes de enviar para o pinterest o arquivo deve estar renomeado com o titulo do que ele se refere, veja no exemplo abaixo.
Antes de enviar para o computador, na hora de salvar minha arte eu salvei já com o nome do que se refere o meu pin.
No celular também dá pra renomear clicando e segurando daí no menú que aparece clique em renomear.
Estrutura do pinterest
Dentro do pinterest, temos a seguinte estrutura do pin:
- Título – A gente coloca o que é realmente o objetivo do pin, geralmente é a frase que está em destaque na imágem.
- Descrição- Um texto com o máximo de palavras chaves possível descrevendo o conteúdo que a pessoa vai encontrar ao clicar no pin.
- Texto alternativo – É uma parte inclusiva que o pinterest faz pra rede conseguir ler em voz alta o que está sendo mostrado para os cegos poderem interagir com aquela postagem.
A rede valoriza muito quem valoriza essa área com atenção melhorando a otimização da sua arte nas buscas.
Meu Deus, o texto ficou um pouquinho grande maaaaas se você chegou até aqui, é sinal que o interesse pelo poder do pinterest é real, então eu vou te dar um presente.
É o mini curso gratuito da Tatiane Faria, pra ganhar é seguir as instruções desse link aqui –> mini curso pinterest pro.
Espero que eu tenha sido útil, até a próxima.