Como funcionam os bancos de voz?
Os bancos de voz tem a função de conectar locutores freelancers à contratantes para trabalhos como:
- Narração de audiolivros
- Locução de história
- Narração de aulas de cursos em áudio
- Narração de anúncios para internet
- Gravação de mensagens no telefone, etc.
Precisa de DRT para ser um locutor freelancer?
O DRT (Delegacia Regional do Trabalho), é um registro profissional na carteira de trabalho utilizado por algumas profissões como: atores, dançarinos, radialistas, modelos…
Apesar de radialistas serem locutores, não é obrigatório um locutor freelancer ter um DRT. Os bancos de voz não colocam como documento obrigatório no cadastro.
Contudo, é um diferencial se você tiver ou o DRT de ator ou o DRT de radialista.
Eu tenho o DRT de atriz que faço questão de colocar em todos os bancos de voz que tenho cadastro. DRT 8963MG.
Banco 1: Locutores.com.br
O locutores.com é um banco de voz simples e informativo para os locutores freelancers.
O site conta com um campo educacional sobre cuidados com a voz, e até um tutorial com o passo a passo de como fazer o seu cadastro como profissional dentro do site.
Além disso, lá você pode colocar seus áudios no campo de portifólio e preencher as caracteristicas da sua voz, assim, eles filtram os projetos que mais se adequam ao seu perfil e você envia a proposta ao contratante.
Até o momento, os trabalhos que obtive de lá, eu recebi o pagamento via PIX ou transferencia de conta bancária.
Banco 2: UBX
Este banco é exclusivo para áudiolivros, desse modo, ele conecta locutores à autores de livros que desejam transformar suas histórias em áudio.
Primeiramente, quando você faz o seu cadastro, você precisa preencher o seu perfil com os dados da sua voz.
Lá no seu perfil, no campo para colocar áudios, você vai se deparar com um texto pra cada genêro para que os autores posssam conhecer a sua voz.
Entretanto, é recomendável que além do portfólio, você envie um áudio que esteja de acordo com a proposta da vaga que você irá se candidatar.
Outros bancos
Por fim, é importânte que você saiba que existem outros bancos de voz e você pode conseguir trabalhos em sites freelancers também.
Logo vou escrever sobre nos próximos artigos, enquanto isso, se ainda não viu o artigo que contei sobre como transformei meu quarto em um home studio, te convido para conferir: